Guia de Estudo de Gastronomia.

Este blog, tem como finalidade, ajudar aqueles que gostariam de cursar gastronomia e não tem recursos financeiros compatíveis. Decidi cursar no começo por hobby, depois me fascinei pelo o estudo, procurando pela internet as matérias relacionada ao curso individualmente, tentando chegar perto do conteúdo programático de cursos livres, técnico e superiores e de culinária e gastronomia.
Então pensei, porque não disponibilizar a todos assim como eu, cursar de forma gratuita.
Espero que te ajude, assim como me ajudou.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

FUNGOS COMESTÍVEIS

INTRODUÇÃO

Divisão do Reino Fungi:
  • Filo Chytridiomycota
  • Filo Zygomycota
  • Filo Ascomycota
  • Filo Basidiomycota

Durante muito tempo os fungos foram considerados plantas sem clorofila, mas atualmente, por terem formas de vida bem distintas de outros seres vivos, são agrupados no seu próprio reino Reino Fungi.

São organismos heterotróficos, para obtenção de alimentos agem como saprófitos, parasitas ou simbiontes mutualistas.  A presença da parede celular rígida impede-os de realizar fagocitose, logo se alimentam por absorção, libertando enzimas para o exterior do corpo e absorvendo os nutrientes sob a forma já digerida. 

Sua estrutura consiste em muitos filamentos densamente unidos, denominados hifas, e o conjunto de hifas recebe o nome de micélio. Um cogumelo geralmente consiste em um Píleo ou chapéu que assenta sobre um pedúnculo ou estipe. O termo cogumelo, em português, pode ser utilizado como um sinônimo de fungo, sendo usado para designar um tipo macroscópico e que tem forma de guarda-chuva.

Os fungos constituem um grupo de seres vivos com grande diversidade de formas, cores, tamanho e são encontrados por toda a terra. São classificados em vários grupos de acordo com uma série de características e o cogumelo comestível faz parte dos basidiomicetos, que é um grupo onde se enquadram a maioria dos cogumelos comestíveis. Os ascomícetos também possuem exemplares que são cultivados e consumidos como alimento, em outros países.  

A estrutura pelo qual se diferencia um cogumelo comestível de um cogumelo venenoso é o Basidioma. (estrutura produtora de esporos).

TIPOS DE COGUMELOS COMESTÍVEIS:

Desde a Antiguidade, os cogumelos vêm sendo consumidos pelos povos orientais devido às suas propriedades medicinais e nutricionais, e ao longo dos anos tem-se observado um aumento gradativo no consumo. No entanto, ainda há dúvidas quanto aos benefícios ou prejuízos à saúde, decorrentes do uso destes cogumelos pelas populações humanas. De aproximadamente 10.000 espécies de cogumelos conhecidos, cerca de 700 são comestíveis e mais de 200 têm valor medicinal, embora uma pequena parcela desses cogumelos seja própria para consumo (CHANG, 1996).

Para que um produto seja recomendável como alimento e/ou medicamento, suas propriedades biológicas devem ser bem conhecidas. Entre os testes recomendados pelo Us Food and Drug Administration (FDA), destacam-se os relacionados às atividades mutagênicas e antimutagênicas (FDA, 2001).

Dependendo do material genético que o agente mutagênico atinge, as manifestações das mutações serão diferentes, podendo até ter efeitos deletérios. Podem causar tumores benignos ou malignos; a morte celular, que pode causar envelhecimento precoce; más formações e abortos durante o desenvolvimento embrionário, alterações genéticas transmissíveis, levando a desordens genéticas, fertilidade reduzida e síndromes fetais. (RABELLO-GAY, 1991).



cogumelos comestíveis
Os cogumelos são fungos dos mais variados tipos, com ampla variedade de formas e cores que podem ser comestíveis, venenosos ou alucinógenos. Os cogumelos comestíveis são os corpos frutíferos de algumas espécies desses fungos, que podem ser consumidos pelas pessoas devido ao seu valor nutricional e em alguns casos até medicinal.
Conheça alguns:



Champignon - também conhecido como Champignon de Paris, é um dos mais populares no mundo e muito consumido no Brasil principalmente em strogonoff, mas pode ser usado em vários tipos de pratos.
Shitake - o Shitake detém o segundo lugar no consumo mundial. Ele pode ser consumido em diversas formas: saladas, risotos e pizzas e suas propriedades medicinais são conhecidas e contribuem para a longevidade, além de ser considerado afrodisíaco. É um alimento rico em proteínas, contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. É o cogumelo ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias. O Shitake também atua como regulador da taxa de colesterol no sangue, é inibidor do desenvolvimento de células câncerosas e combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.
Trufas - a trufa-preta e a trufa-branca são as variedades mais apreciadas. Apesar de suas propriedades nutritivas serem ínfimas, são conhecidas pelo seu sabor inigualável e por isso de custo elevado. É um ingrediente usado em raras ocasiões e em pequenas quantidades.
Shimeji - nome popular dos cogumelos de chão úmido, muito usado na culinária japonesa. Possui sabor refinado, maior variedade e é uma boa fonte de lisina e vitamina B1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário