Guia de Estudo de Gastronomia.

Este blog, tem como finalidade, ajudar aqueles que gostariam de cursar gastronomia e não tem recursos financeiros compatíveis. Decidi cursar no começo por hobby, depois me fascinei pelo o estudo, procurando pela internet as matérias relacionada ao curso individualmente, tentando chegar perto do conteúdo programático de cursos livres, técnico e superiores e de culinária e gastronomia.
Então pensei, porque não disponibilizar a todos assim como eu, cursar de forma gratuita.
Espero que te ajude, assim como me ajudou.

domingo, 10 de novembro de 2013

Compra dos alimentos

No processo de preparação de refeições, a primeira etapa é a de recepção de matérias-primas ou da sua escolha. Este passo deve ser devidamente controlado já que as condições e a qualidade das matérias-primas influenciarão decisivamente a qualidade final da refeição.
Objetivos gerais da monitorização na compra das matérias-primas:
  • Garantia da aceitação apenas dos produtos que apresentem as qualidades esperadas (designados de produtos conformes), seja quanto à temperatura, estado de maturação, embalagem, entre outros requisitos.
  • Preservação da qualidade da matéria-prima através de correta manipulação na entrega, e assim evitar contaminações desnecessárias.
  • Controlo das temperaturas dos alimentos, em especial os mais perecíveis, como carnes, ovos, lacticínios e produtos que necessitem de um transporte
  • refrigerado.
Condições gerais de recepção:
  • Deve existir uma pessoa responsável pela recepção das matérias-primas, que rejeite produtos não conformes.
  • Existência de um horário próprio para a recepção dos produtos, para que se encontre sempre presente a pessoa responsável pelo controlo das mercadorias.
  • Existência de um local de carga e descarga próprio para o efeito, que deve ser mantido em adequado estado de higiene. Deve ainda possuir características
  • que facilitem a descarga de mercadorias.
  • Verificar em pormenor cada um dos lotes recebidos, retirar e abrir as caixas para verificar se há pragas ou vestígios destas.
  • Devolver ao fornecedor qualquer produto com anomalias.
Aspectos a verificar na escolha e recepção de matérias-primas:
  • Observação
  • Transporte cuidadoso dos produtos e higiene do veículo.
  • Separação entre produtos alimentares e produtos não alimentares.
  • Organização no acondicionamento das caixas.
  • Operação de descarga realizada cuidadosamente.
Temperaturas máximas no momento da recepção dos produtos alimentares:
  • Pescado e carnes congeladas: - 18ºC
  • Produtos hortícolas e fruta congelados: - 13ºC
  • Carne fresca (excepto aves), fiambre, queijo, produtos de salsicharia: + 7ºC
  • Iogurtes, queijo fresco, manteigas e margarinas, produtos de pastelaria com creme: + 6ºC
  • Carne de aves, pescado fresco, ovo pasteurizado: + 4ºC
  • Controlo quantitativo:
    • Verificação da quantidade de mercadorias recebidas e daquelas que se encontram na nota de encomenda (n.º de caixas, volumes);
    • Pesagem de todos os produtos que sejam vendidos a peso (fruta, produtos hortícolas, carnes, etc.), tendo o cuidado de evitar a contaminação cruzada através da limpeza da balança entre as pesagens. de diferentes produtos.
    • Verificação se o produto entregue corresponde ao que está discriminado na nota de encomenda (calibre, marca, etc.).
  • Controlo qualitativo – os produtos devem ser rejeitados quando existem:
    • Embalagens sujas, danificadas, abertas ou cuja integridade esteja comprometida;
    • Latas ou embalagens inchadas, amolgadas, enferrujadas ou abertas;
    • Quando não possuem rotulagem, ou quando a rotulagem está incompleta ou não legível;
    • Produtos embalados em vácuo que possuam bolhas de ar;
    • Produtos com sinais da presença de parasitas (larvas, baratas, lesmas, etc.);

Escolha e Recepção de Matérias-Primas
Na recepção de mercadorias deve ser efetuado um registo dos produtos recebidos, indicando o nome do produto, da empresa, lote e verificações visuais do produto (ver Folha de registo)
Na recepção dos diferentes tipos de alimentos existem algumas particularidades que permitem identificar de imediato se estes estão impróprios para consumo. Seguem-se alguns exemplos:
  • Quando as propriedades organolépticas características do alimento se encontram visivelmente alteradas (cor, textura, cheiro, brilho, sabor, etc.).
  • Produtos congelados que se encontram escurecidos ou com outros defeitos (ranço, queimaduras pelo frio, etc.), e aqueles que apresentam gelo acumulado o que evidencia a não manutenção da cadeia de frio (descongelaram e voltaram a ser congelados).
Todos os produtos que possuem rótulo, de acordo com a legislação e salvo algumas excepções, devem apresentar os seguintes elementos:
  • Nome do produto.
  • Peso escorrido.
  • Prazo de validade.
  • Lista de ingredientes.
  • Lote.
  • Produtor/embalador.
  • Condições especiais de acondicionamento (quando aplicável).
Os restantes produtos não rotulados devem fazer-se acompanhar obrigatoriamente da guia de remessa. São exemplos alguns produtos frescos (carnes, peixes), cebolas, batatas, feijão, etc..
Em caso de dúvida da qualidade ou conformidade do produto, este deve:
  • Ser devolvido ao fornecedor logo que possível.
  • Ser identificados como “produto não conforme – não consumir” ou “a devolver – não consumir” e separá-lo dos restantes produtos, até ser devolvido.
Qualificação dos fornecedores
A qualidade das matérias-primas que chegam ao estabelecimento deve ser assegurada. É da responsabilidade da administração/ gestão do estabelecimento de restauração uma rigorosa seleção dos seus fornecedores, optando sempre por aqueles que apresentam uma melhor relação preço/qualidade. Os fornecedores devem ser escolhidos com cuidado, preferindo aqueles que possuem um certificado de qualidade, e podem realizar-se visitas aos locais de produção ou armazenamento dos produtos, de forma a comprovar as suas condições de funcionamento.
    Pescado
    • Peixe não congelado com características diferentes das esperadas: olho fundo, muco, consistência mole, guelras escurecidas, sem brilho e de escamas não
      aderentes, ventre flácido, cheiro não característico e desagradável.
    • Marisco (de concha) com concha leve e oca e/ou que possuam cheiro não característico e desagradável.
      Polvo, lulas, chocos ou outros da mesma família que se encontrem flácidos e/ou com cheiro não característico e desagradável.
    • Bacalhau (salgado, seco) que se encontre mole, demasiado úmido, com defeitos visíveis e/ou manchas vermelhas ou cinzentas.
    Carnes e produtos derivados
    • Carnes que apresentem uma cor escura ou alterada, moles, viscosas e com cheiro não característico e desagradável.
    • Carnes de aves inteiras que apresentem sinais de estarem sujas e mal preparadas, desmembradas ou fracturadas, com manchas ou com cheiro não característico
      e desagradável.
    • Fiambre que se encontre alterado na sua cor (manchas ou descoloração) ou apresente viscosidade.
    • Enchidos com bolores.
    • Produtos fumados com manchas ou coloração anormal.
    Produtos hortícolas e fruta
    • Fruta demasiado madura, pisada ou tocada;
    • Fruta ou produtos hortícolas contaminados com bolores, larvas ou outros parasitas.
    • Produtos hortícolas envelhecidos (folhas velhas, raízes apodrecidas) ou com excesso de humidade e/ou terra.

    Ovos e lacticínios
    • Ovos contaminados no seu exterior (presença de sujidades) ou partidos.
    • Queijos contaminados por bolores.

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